quarta-feira, 20 de julho de 2011

O nobre sentimento da Amizade













Já dizia a canção, que amigo é coisa pra gente guardar. Guardar pertinho, no coração, manter próximo. Pelo menos é o que entendo da música. Só que na prática, por conta da correria do dia, dos muitos afazeres que todos nós temos e, principalmente pelas distâncias geográficas, a gente acaba não colocando em prática o cuidado e a atenção com essas pessoas tão especiais: nossos amigos.


Sobretudo nas nossas andanças enquanto Pastoral da Juventude, vamos descobrindo, na diversidade de culturas e gostos, e modos diferentes de fazer acontecer esse projeto de Deus tão bonito que anima nossas vidas, pessoas que nos cativam e que deixam ser cativadas por nós. Etimologicamente a palavra amizade derivou do latim amicus, que por sua vez possa ter derivado da palavra amore: amar. Amizade acaba sendo esse sentimento inexplicável, que não é de pai e filho, nem de namorados (por mais que em alguns casos acabe acontecendo), nem de irmãos. É um sentimento a parte, que só experimenta quem se integra inteiramente e descobre o outro/a, e mais que isso: se deixa descobrir.
David e Juliana - Missão 2011 / Pajuçara
E assim deixa à mostra todas as suas vulnerabilidades, sentimentos ocultos, dores guardadas. Por que é na cumplicidade da amizade, que nossas vulnerabilidades se tornam sinal da nossa humanidade, e aprendemos a encará-las de frente.
É na amizade que nossas dores guardadas, são colocadas “pra fora”, não esperando que nossos amigos as transformem em dores menores, mas, tendo a  certeza de que eles sempre estarão ali, se fazendo ouvido e ombro por inteiro.

Não, os nossos amigos não vão gritar pros quatro cantos do mundo, aquela paixão que a gente não tem coragem de revelar, podem até dar risada, debochar um pouquinho, mas eles não vão contar. Também vão guardar só para eles as coisas que nos emocionam, os gostos e sonhos “bestas” que a gente só compartilha com eles.

Na dinâmica da vida, dessa Pastoral que estreita as distâncias, por compartilhamos dos mesmos sonhos e lutas, pratiquemos a dimensão do Cuidado. Cuidemos dos nossos amigos e vamos deixar ser cuidados por eles.
Feliz dia do amigo Pjoteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário