sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A juventude quer VIVER!


As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembléia Nacional em 2008, Brasília - DF, assumiram como bandeira de luta prioritária a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga – MG, haverá o lançamento oficial desta Campanha. Nestes dias, queremos estar irmanados/as em uma grande corrente, rezando pelos frutos deste trabalho.

“Agradeço o empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!” (Pe. Gisley Azevedo).

Como um de nossos gestos concretos, pedimos que ao menos um representante por grupo de jovens, os/as companheiros/ as militantes e todos/as que apóiam essa idéia, entrem no site da Pastoral da Juventude Nacional (http://www.pj.org.br/) no dia 29 de Novembro, data na qual será lançada oficialmente a Campanha, deixando um recado de incentivo à campanha.

E quais são os outros caminhos? Como podemos assumir a Campanha Nacional? Nesse momento, em que nossos grupos de jovens, paróquias, dioceses e regionais estão fazendo os seus planejamentos queremos chamar a atenção para que a Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens possa, de fato, ser abraçada nos calendários de 2010.

Serão disponibilizados no site da PJ alguns roteiros do Ofício Divino, que farão memória à vida de Padre Gisley, todo dia 15 de cada mês. Ele foi um dos grandes incentivadores desta luta e por isso vamos nos organizar para rezá-lo em nossos grupos pastorais a partir do fim de semana do lançamento da Campanha, em espírito de comunhão.

Está em fase de elaboração o texto – base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folderes e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampla participação dos/as jovens das pastorais da juventude e parceiros. São expectativas que nos estados, se realizem marchas locais, debates, seminários, dentro outras atividades que contemplem o tema.

Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas.

A ONU (Organização das Nações Unidas) já nos alertou que é na faixa etária de 15 a 24 anos que se sofrem mais agressões físicas, sendo os/as jovens negros/as os/as mais agredidos/as. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008 os homicídios tiveram um aumento de 20% no país, índice maior que o próprio crescimento populacional.

Neste sentido a Campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens só ganhará força se abraçada por todos e todas em suas comunidades locais, em um trabalho em rede que pretende debater e sensibilizar a sociedade e o poder público, sobre a morte que os/as jovens têm sofrido todos os dias, nas diferentes realidades do Brasil. Não podemos nos calar diante deste quadro de morte, ao contrário nossos grupos de jovens, as pessoas que lutam e sonham pelo o Reino de Deus, são convocados/as a denunciar toda essa exclusão.

Na certeza que Maria, mãe peregrina, acolhe nossas dores e nos acompanha nesta causa, rogamos a ela as bênçãos para que nossos sonhos de paz verdadeira sejam efetivados.

“Meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3)

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude - CNPJ
Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude - CNAPJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário